8 de novembro de 2011

A tão procurada felicidade...




Segundo o dicionário Michaelis felicidade designa o estado de quem é feliz; bem-estar, contentamento; bom êxito. Alguns passam a vida em uma busca infinita a esse tesouro perdido, mas esquecem que não existe um caminho para a felicidade, ela é o caminho  (Mahatma Gandhi). Isso nos faz lembrar da sétima norma ética: santôsha. O aprimoramento pelo santôsha significa cultivar a arte de extrair contentamento de todas as situações. Isto é, o contentamento deve estar dentro de nós,  independente da situação, lugar, companhia etc.  Dificuldades fazem parte da vida e sem elas não seria possível evoluir e nos tornarmos pessoas melhores. Exercendo santôsha poderemos passar por "experiências ruins" de forma mais sutil, pois o contentamento estará dentro de nós.
Seguem trechos de um texto que retrata muito bem esse tema:
"Palco da vida
... Ser feliz não é ter um céu sem tempestade, caminhos sem acidentes, trabalhos sem fadigas, relacionamentos sem desilusões.
Ser feliz é encontrar força no perdão, esperança nas batalhas, segurança no palco do medo, amor nos desencontros.
Ser feliz não é apenas valorizar o sorriso, mas refletir sobre a tristeza. Não é apenas comemorar o sucesso, mas aprender lições nos fracassos. Não é apenas ter júbilo nos aplausos, mas encontrar alegria no anonimato.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da  própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
... Pedras no caminho? Guardo todas... Um dia vou construir um castelo!"
Fernando Pessoa

Busque exercer santôsha no seu dia-a-dia!

* Para saber mais sobre santôsha, leia o Código de Ética do Mestre DeRose.                                                    

Yôginí Anna Gonçalves

Nenhum comentário:

Postar um comentário