10 de novembro de 2011

O poder do sorriso


Um estudo analisou o sorriso dos estudantes no álbum escolar e os acompanhou por vários anos. Medindo a largura do sorriso de cada um, os cientistas conseguiram prever quão inspirador eles seriam para outros, como seriam seus relacionamentos e se teriam ou não sucesso em suas vidas.
Em outra pesquisa, foram observadas figurinhas de jogadores de baseball e os pesquisadores descobriram que jogadores que não sorriam nas fotos viviam em média 70 anos e os que sorriam a média passava de 80 anos.
O sorriso é comum em todo o mundo. Todas as comunidades, por mais isoladas que sejam, sorriem para expressar felicidade e satisfação. Os bebês no ventre das mães já sorriem  e  o fazem pelo resto da vida, é algo natural de todo ser humano.
Segundo Charles Darwin, apenas simulando uma emoção ela será despertada na nossa mente, ou seja, mesmo que o sorriso não seja verdadeiro, ele passara um comando para nosso cérebro de bem estar, felicidade e satisfação.
Sorrir nos deixa mais saudável, pois diminui o nível de stress e produz mais endorfina.  Também faz você parecer melhor para os outros e passa uma impressão de alguém agradável, cortês e até mais competente.
Madre Teresa disse “eu nunca vou entender todo o bem que um simples sorriso pode conquistar”. E isso me fez lembrar de santôsha (contentamento), como um simples sorriso pode melhorar a nossa vida e a vida de quem está ao nosso redor. Não custa nada tentar!

Yôginí Anna Gonçalves


Nenhum comentário:

Postar um comentário