2 de setembro de 2011

OS LAÇOS QUE NOS AFETAM


Os laços que nos afetam

Desde os primórdios vivemos em grupos e esse comportamento humano evidencia algumas características bastante relevantes da nossa espécie; entre elas, que somos seres sociais. Fomos projetados para viver em sociedade. Vivendo em sociedade, criamos laços com aqueles que nos cercam. Esses laços nos mostram outra característica inerente ao ser humano: influenciamos e somos influenciados. O que falamos e fazemos afeta as pessoas do nosso convívio e, da mesma forma, o que observamos e absorvemos interfere na nossa maneira de pensar e agir.

Esse círculo de influências gera redes, das quais passamos a fazer parte. Na Nossa Cultura conhecemos essas redes por egrégoras*. Outro fator que merece destaque no comportamento humano são as emoções, que podem ser extremamente contagiosas. Se por exemplo, fazemos parte de redes/egrégoras onde a felicidade impera, há uma enorme chance de também estarmos cada vez mais felizes, de atrairmos mais pessoas felizes para nosso entorno. Tudo isso, em última instância, contribuirá para nosso bem-estar. O contrário também pode acontecer. Estar vinculado a redes que cultivam hábitos e vícios comportamentais negativos acarretará em impactos negativos em nossas vidas.

Assim, esses laços que nos afetam estão diretamente ligados à nossa proposta cultural que é uma reeducação comportamental, que prima especialmente pelo bom relacionamento entre as pessoas.

Cultivar o bom relacionamento humano traz consigo a responsabilidade de observar mais atentamente que aprendemos pelo exemplo porque também somos observados, por isso se faz importante o convívio em sociedade. Aí temos a oportunidade de aparar nossas arestas, evoluirmos, sermos pessoas melhores, valorizando a individualidade, mas não o individualismo.

Como você tem agido ultimamente?

* Egrégora designa a força gerada pelo somatório de energias físicas, emocionais e mentais de duas ou mais pessoas, quando se reúnem com qualquer finalidade. Todos os agrupamentos humanos possuem suas egrégoras características: todas as empresas, clubes, religiões, famílias, partidos etc.


Texto enviado pela aluna (sádhaka) de Complementação Pedagógica: Luciana Kwok

Nenhum comentário:

Postar um comentário