13 de setembro de 2011

Dica sobre segurança

Boa noite a todos.

Recentemente, tive a desventura de ter meu celular furtado* numa conhecida Lanchonete do bairro Jardins, na cidade de São Paulo. Entretanto, como a maioria das situações aparentemente negativas, este mau momento também deixou seu aprendizado. Segue uma dica para que ninguém precise passar por uma situação semelhante à minha:

Nunca apoie o celular, carteira, documento, ou qualquer tipo de bem que possa ser ou parecer ostensivo, acima da mesa, balcão de atendimento, banco ou qualquer lugar onde circulem pessoas. Ocorre que mesmo você estando atento, pode haver uma fracção de segundo em que você se distraia e é justamente esse o momento que o bandido aguarda cautelosamente. Recorde que na maioria das ocasiões ele está ali com essa finalidade; portanto, conta com o fator surpresa ao seu favor.

Aproveitando o embalo da segurança, vão mais algumas sugestões simples, práticas e que podem poupar você de um dissabor considerável.

- Para as mulheres que utilizam bolsa, ou seja, 99,99% da população feminina no Brasil, colocar os documentos e coisas de maior valor num compartimento fechado, dentro da própria bolsa. Isso dificulta um eventual furto.

- Há alguns meses, fiquei sabendo que um roubo muito comum, sobre tudo em locais muito transitados por pedestres é o do bandido passar de moto ou, principalmente, de bicicleta e arrebatar o celular de quem estiver falando desatentamente. Para evitar isto, você pode: A- não utilizar o celular na rua ou B- utilizá-lo de maneira extremamente discreta, como para que ninguém perceba que você está a falar com seu aparelho celular.

Penso que a ação que mais impacto teria para evitar este tipo de situações é estar atento o tempo todo. Isto por si só, deve reduzir consideravelmente as probabilidades de você sofrer alguma fatalidade relacionada a furtos, roubos e até acidentes. Quando me refiro a estar atento o tempo todo, me refiro a estar alerta e não a estar paranoico, nervoso, desconfiado e assustado. Senão, ao invés de evitar o mal-estar, você o estará atraindo para si.

E se mesmo assim você sofre a subtração de algum bem? Então, esse é um excelente momento para praticar um dos nossos princípios éticos: o desapego.

Seguramente, muitos de vocês têm dicas excelentes para prevenir furtos e roubos em diversas circunstâncias, então que tal compartilhá-las neste post?

Beijos para todos

Instrutor Federico Giordano


* Entende-se por furto o crime de subtração ilícita de algum bem ou propriedade e que é caracterizado pela ausência de violência ou grave ameaça contra a pessoa. Portanto, se o criminoso ameaçou (com ou sem uso de arma) ou agrediu a vítima para subtrair-lhe algum tipo de bem esse crime é considerado roubo e não furto.


Um comentário:

  1. Também fui furtada recentemente, havia estacionado o carro em uma via movimentada nos jardins, por volta das 7 da manhã, local tranquilo, onde costumava parar há aproximadamente 2 anos.Já estava claro e em frente ao local que estava o carro há uma escola, um hotel, um restaurante e logo mais à frente, uma banca de jornais. Apesar disso, tive o vidro quebrado e o rádio furtado.
    lição aprendida: o carro nunca está seguro na rua, não importa o lugar nem o horário.

    ResponderExcluir