
Já em textos publicados anteriormente nos apercebemos que a qualidade das nossas vidas é ditada, em grande parte, pela nossa capacidade de gerir as Emoções.
Assim sendo, o que influi, então, no nosso estado emocional e que faz com que, perante os mesmos estímulos exteriores, diferentes pessoas sintam emoções distintas?
O que faz com que um músico, que tenha ensaiado uma peça diversas vezes e a toque na perfeição quando ninguém está a assistir, perante uma plateia não consiga uma atuação para além do razoável?
A explicação está no sistema de crenças, nos Condicionamentos (Vásanás) de cada um.
Segundo Mircea Eliade "A vida é uma contínua descarga de vásanás que se manifestam nos vrittis. Psicologicamente, a existência humana é uma incessante atualização do subconsciente, mediante 'experiências'. Os vásanás condicionam o caráter específico de cada indivíduo; tal condicionamento está de acordo com a herança e com a situação kármica do indivíduo."
Jóris Marengo, no seu artigo Condicionamentos – Uma Reflexão refere ainda que as emoções, mente e a intuição “são uma mera interpretação dos eventos e das formas animadas ou inanimadas à nossa volta, porque estão sob o domínio, a influência dos condicionamentos (vásanás), que manipulam nossos sentidos, criando, literalmente, uma visão pessoal, irreal do mundo.”
Não é, pois, a realidade efetiva que afeta o comportamento, mas sim a visão da realidade, modelada pelos vásanás de cada um. São os estados emocionais, a que nos permitimos perante essa realidade percebida, que vão determinar as escolhas que assumimos.
Necessitamos, então, de entender melhor qual a mecânica das emoções para termos o poder de mudar o nosso karma.
Assim, poderemos concluir que os estados emocionais são fruto da conjugação dos quatro seguintes aspectos principais:
- Vásanás – qual é o meu sistema de crenças e como isso influi na minha percepção da realidade;
- Fisiologia – como uso o meu corpo ao nível da respiração, postura, movimento;
- Localização da consciência – de que forma aquilo em que centro a minha atenção representa a expressão do que sinto;
- Linguagem/significado – como altero o significado das experiências que vivo com o verbalizar dessas experiências.
Com esta percepção verificamos que a chave para conquistar aquilo queremos, para termos o leme da gestão das nossas vidas, passará em muito pela capacidade de sabermos gerir os estados emocionais.
É fundamental compreendermos o estado emocional em que nos encontramos para conseguirmos modificá-lo e atingirmos efetivamente o alto desempenho, pois já compreendemos que o nosso comportamento não é mais que o resultado desse estado em que nos encontramos.
Se esse estado é influenciado pelas nossas representações internas, pelos nossos condicionamentos, e pela nossa fisiologia, então, é atuando sobre estes que conseguiremos conquistar o que nos propomos.
Assim, importa conhecer os mecanismos que nos vão permitir trabalhar os diversos aspectos dos nossos estados emocionais, quebrando padrões limitativos e promovendo em nós as mudanças e os estados necessários para evoluirmos e nos posicionarmos para a conquista do Sucesso.
É neste sentido que nossa cultura atua, como poderosa ferramenta de reprogramação emocional, impulsionadora de mudança, de condicionamento positivo, de evolução e de alto desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário