14 de setembro de 2011

Faça tudo que puder, e um pouco mais ...

A vida proporciona uma imensa quantidade de opções, e caminhos alternativos, às vezes para um objetivo comum, às vezes não. Objetivos mudam, pessoas mudam, mudam-se as leis, regras, convenções sociais. O que pode ser líquido e certo em um determinado momento, pode se tornar nebuloso muito rapidamente, em um contexto contemporâneo, adaptabilidade é uma característica, não apenas desejável, mas essencial à sobrevivência.

Se já assimilou este ponto de vista, saiba agora que se planeja mudar, ou atingir um objetivo, para ter maior eficácia, é necessário ter foco, ou em outras palavras, escolher aquilo que deseja modificar, com mais afinco, e centrar suas energias neste ponto. Tal artifício é fundamental para conseguir o sucesso em qualquer empreitada, embora seja óbvio, não são todos que aplicam um princípio tão simples.

Ter foco é não dispersar sua energia, com outros assuntos, que não aqueles intrinsecamente ligados ao seu objetivo, é saber delinear quando se deve seguir adiante, e quando se deve parar, sem gastar energia, desnecessariamente. Uma vez que existem certos aspectos que escapam ao nosso controle, paciência é outro fator fundamental, no processo de realização.

Um paralelo a este último aspecto, segundo o código de ética do yôgin, é  o "íshwára pranidhána", e sua interpretação correta, nos permite um certo alívio da pressão, quando já se fez tudo que pôde, dentro de todas as possibilidades, e neste momento, passamos a entregar o resultado a uma outra vontade, maior que a nossa.

Lembre-se apenas de que deve fazer tudo ao seu alcance, para então chegar a este estado, sob o risco de se submeter ao fatalismo (totalmente indesejado).

Um grande abraço
Alexandre Tutida

Nenhum comentário:

Postar um comentário