16 de agosto de 2011

Dicas sobre alimentação – post 3

Continuando com às sugestões sobre alimentação* que viemos dando há duas semanas, às terças-feiras, daremos hoje a terceira dica sobre este assunto. Da mesma forma que as anteriores, a sugestão de hoje pode ser mantida pelo resto da sua vida, sem maiores dificuldades.

Dica 3: Faça um jejum curto ou um dia-a-frutas por semana

Jejum curto

É considerado jejum curto, aquele período de 12, 24 ou até de 36 horas, no qual você só consome água mineral (sem sólidos nem líquidos, exceto água). Dê preferência ao jejum de 36 horas que é mais poderoso e processa resultados mais notáveis. De qualquer forma, se 36 horas lhe resulta excessivo, comece com menos tempo e vai aumentando gradativamente.

Durante o jejum de 36h precisamos consumir uns 4 ou 5 litros de água mineral (tudo conforme às suas necessidades orgânicas: atividade física, peso corporal, saúde em geral, entre outras), pois não se trata de uma técnica de emagrecimento, mesmo proporcionando perda de peso. Esta ancestral pratica visa aumentar consideravelmente sua força de vontade; lhe outorgar mais energia, através do descanso dos seus órgãos digestivos e da conciliação de um sono mais reparador; favorece a lucides mental e raciocínio rápido, além de outros fatores interessantes.

Um detalhe importante é que no dia seguinte ao jejum, principalmente se for maior a 24h, sua alimentação deve ser comedida, evitando excesso de gorduras e alimentos mais pesados. Isso se deve a que o corpo está ávido a alimentos e este os assimilará de maneira muito eficaz. Certamente, não queremos assimilar muitas gorduras, não é?

Dia-a-frutas

É um período de entre 24 e 36 horas que além de bebermos bastante água, uns 2 litros aproximadamente, inseriremos todo tipo de frutas. Podemos incluir frutas frescas e secas, dando prioridades às primeiras. Nesse dia você consome bastantes frutas por refeição, de acordo as suas necessidades calóricas e energéticas.

O dia-a-frutas proporciona muitas fibras ao organismo, estimulando as evacuações intestinais; ajuda a manter o peso corporal, desincha a barriga e constitui uma ótima ferramenta de higiene do organismo. É uma prática menos intensa e mais fácil que o jejum, o que facilita sua manutenção ao longo dos anos. Eu mesmo faço esta prática há mais de 2 anos sem exceções. Ela se tornou um hábito do qual extraio prazer e contentamento.

Preceito moderador: desta vez o preceito moderador tem menos condescendência que os anteriores. Ocorre que nenhuma das práticas, principalmente o dia-a-frutas, são difíceis. Para consegui-las precisamos apenas gerar o hábito.

Em breve enviaremos mais aguarde mais dicas sobre. Aguarde.

Saudações do Instrutor Federico Giordano

* Vale a pena ressaltar que não somos teóricos e não temos formação em nutrição. As informações transmitidas são o fruto de décadas de experiência empírica, com ótimos resultados, excelente saúde e boa forma. Cabe a você aceitar e aplicar ou não estas informações. Não nos responsabilizamos de nenhum eventual problema que você venha ter, supostamente a raiz da aplicação destas sugestões em seu dia-a-dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário