Os respiratórios são parte importante do acervo de técnicas do Método, tanto que estão presentes desde as aulas introdutórias (Iniciantes), evoluindo continuamente, até técnicas mais avançadas, encontradas nas aulas mais adiantadas (SwáSthya).
Um dos principais motivos para esta ênfase, é o fato de que as técnicas respiratórias são pré-requisito essencial para o reforço da estrutura biológica, uma vez que a grande maioria das pessoas, utiliza apenas um pequeno percentual da sua plena capacidade pulmonar (por desconhecimento da respiração completa, que envolve a região abdominal, e inter-costal).
Uma pessoa comum pode suportar cerca de um dia sem tomar água, mas sem respirar ? Alguns não suportariam nem poucos minutos... Além deste aspecto intrínseco, de natureza fisiológica, existem outros que estão ligados às emoções, que podem ser desencadeadas, com um respiratório característico daquele estado emocional.
Imagine aquele alento, que surge logo após sentar-se no sofá, depois um exaustivo e longo dia de trabalho. O que ele desencadeia em você ? Descontração ? Alívio ? Pois bem, saiba que executar este mesmo respiratório em outras situações, cria um efeito similar a este, mesmo que em outra circunstância, menos prazeirosa (como uma fila de banco).
Feitas estas considerações, aproveite para saber mais sobre o assunto através das próprias práticas, da nossa literatura (nada melhor que o Tratado de Yôga, referência máxima sobre o tema), e a experiência dos professores mais antigos, teremos no dia 2/10, curso com a professora Ro de Castro , aproveite:
Um forte abraço
Alexandre Tutida
Nenhum comentário:
Postar um comentário