2 de agosto de 2011

Dicas sobre alimentação

Muitas vezes, conversando com alunos, familiares, amigos, conhecidos e até fornecedores, noto que eles abordam com relativa frequência o tema da alimentação. No caso dos alunos é compreensível; afinal eles estão a apreender uma cultura diferente, a qual preconiza uma alimentação não carnívora. Já no caso dos familiares, amigos e fornecedores, penso que o fazem um pouco pelo fato de saberem da minha opção alimentar e se sentirem curiosos ao respeito.

Em minha experiência pessoal de mais de 10 anos de não-carnívoro* fiz diversas experiências alimentares, das quais obtive excelentes aprendizados. Desse conhecimento empírico, posso dizer que se alimentar sem carnes é extremamente fácil, saboroso e saudável. Além disso, algumas das regras que aplicara se notaram extremamente úteis para manter a boa forma, o nível de energia elevado e o equilíbrio nutricional adequado.

Hoje, passarei apenas 1 dica sobre alimentação, a qual pode não constituir uma novidade para você, mas que a considero muito importante.


Dica 1: Coma moderadamente

Creio que não há melhor dica alimentar do que esta, independente se você come ou não carnes.

Há uma forma fácil para saber se estamos comendo moderadamente. Geralmente, paramos de comer depois de satisfizemos nossa fome ou, as vezes, justo antes de explodir. Desta vez, faça a seguinte experiência; sirva-se um prato de comida com a quantidade que você comeria normalmente até saciar sua fome; entretanto, desta vez, pare de comer um pouco antes da fome passar. Pronto, isso para mim significa foi comer moderadamente. E não se preocupe, minutos depois a fome passará e você se sentirá leve e bem disposto após a refeição.

Preceito moderador: se eventualmente, em alguma refeição você quiser se empanturrar de comida, não se reprima. Afinal, se isto for eventual, você ainda estará no lucro e com o emocional satisfeito

Na próxima terça, passarei mais algumas dicas sobre alimentação que espero contribuam positivamente em sua vida.

* Se bem o termo não-carnívoro não é academicamente correto, parece ser mais claro do que outro que utilizávamos no passado e por motivos didáticos, paramos de utilizar. Acho que você já sabe qual é.


Abraços!

Instrutor Federico Giordano



Um comentário:

  1. A enzima responsável pela saciedade demora cerca de 20 minutos, após começarmos a comer, para chegar ao nosso cérebro. Se comermos mais devagar, damos ao nosso organismo o tempo necessário para reconhecer essa sensação e conseguimos reduzir a quantidade.

    ResponderExcluir